QoS no Endian

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #171
      Albaney Baylão
      Participante

      Estou tentando fazer o QoS no Endian, e não estou conseguindo.

      Em devices coloquei 10000 como bandwith, tanto no download quanto no upload (meu link é full duplex de 10Mbps).

      Apareceram automaticamente 4 classes. Mudei apenas a Bulk Traffic, alterando o limit para 30.

      Abaixo estão as minhas rules:

      10.2.1.1 <ANY> <ANY> <ANY> Uplink main – Bulk Traffic

      GREEN (LAN) <ANY> tcp+udp <port> Uplink main – High Priority

      GREEN (LAN) IP/24 <ANY> <ANY> Uplink main – High Priority

      GREEN (LAN) <ANY> tcp+udp 2082 Uplink main – Medium Priority

      GREEN (LAN) <ANY> <ANY> <ANY> Uplink main – Bulk Traffic

      Onde <port> é um conjunto de portas (uma em cada linha) e <IP> é um ip público da minha rede.

      10.2.1.1 é a minha máquina e estou testando com o uTorrent. Estou baixando a 120 kBps.

      Alguém sabe o que eu estou fazendo errado? Eu deveria estar baixando qualquer coisa a uma velocidade ridícula, e estou baixando tudo a velocidade total.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #4119
      Eduardo Silva
      Participante

      Albaney,

      Verifique se as suas regras estão sendo inseridas corretamente no iptables.

      # iptables -t mangle -L QOS -nv

      Chain QOS (1 references)

      pkts bytes target prot opt in out source destination

      2625 233K QOS_ETH0 all — * eth1 0.0.0.0/0 0.0.0.0/0

      Preste atenção para qual cadeia que ocorre o redirecionamento.

      A coluna “target” informa a cadeia de destino, agora execute:

      # iptables -t mangle -L QOS_ETH0 -nv

      Chain QOS_ETH0 (1 references)

      pkts bytes target prot opt in out source destination

      0 0 CLASSIFY tcp — br0 eth0 0.0.0.0/0 0.0.0.0/0 tcp dpt:80 CLASSIFY set 2:3

      – Verifique se as suas regras apareceram aqui

      – Verifique nas colunas pkts e bytes, se algum pacote passou por esta regra. Se não passar, revise as suas regras e configurações de QoS.

      []’s

    • #4120
      Albaney Baylão
      Participante

      Eduardo,

      Até consegui fazer funcionar, com as mesmas regras que eu coloquei ai em cima, no entanto tive que trocar todos os GREEN pelo IP da minha rede interna. Coloco GREEN ele não faz QoS, coloco o IP ele fazia o QoS.

      Além disso esta velocidade em números não significa muita coisa, só deu pra sentir alguma diminuição quando diminui a velocidade limite para 5 (sem %)

    • #4121
      rribeio
      Participante

      Pelo que eu entendi ele fará o QOS direto na rede interna (GREEN). Meu caso é para limitar apenas acesso na rede externa, pois na interna trafegam livremente. Como fazer? Att

    • #4122
      Albaney Baylão
      Participante

      rribeio, o QoS limita o quanto de velocidade vai ser disponbilizada para cada IP/Protocolo/Destino/etc na transição entre a rede interna e a rede externa. A velocidade de comunicação entre equipamentos da rede interna não é afetado pelo firewall.

    • #4123
      rribeio
      Participante

      Então, Albaney.

      Qual a interface devo monitorar? Quero só controlar o trafego, pois só tenho 1MB FULL Embratel e quase 100 máquinas, sendo que preciso enviar NFE e tem dado problema por conta do link estar saturado.

      Me dá opção de:

      – VERDE

      – interface1 [VERDE]

      – interface2

      – UPLink Main

      – VPN

      Abs

    • #4124
      brunoagne
      Participante

      albaney o QoS funcionou ai?? teria como montar um tutorias passo-a-passo?? aki o qos não funciona nem no 2.3 ou 2.4 ou 2.4.1. não consigo limitar a banda de jeito nenhum…

    • #4125
      joelpinheiro
      Participante

      Senhores, alguém conseguiu limitar a banda corretamente? Se puder disponibilizar eu agradeço.

    • #4126
      Bunnunim
      Participante

      Pessoal .. o QOS so funciona com PROXY NÃO TRANSPARENTE ???

    • #4127
      utidosmicros
      Participante

      Pessoal eu preciso priorizar os acessos HTTP e HTTPS e baixar a prioridade do download de email na rede…. pois em determinados momentos é utilizado 100 % do link full de 1 mb graças a tunderbird… tentei fazer atraves do qos mais não obtive sucesso.

      Alguem pode me ajudar??

Visualizando 9 respostas da discussão
  • O tópico ‘QoS no Endian’ está fechado para novas respostas.