Ramais Voip (PAP2T) Não autenticam.

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Endian Firewall – Suporte Ramais Voip (PAP2T) Não autenticam.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2706
      Gilberto Mendes
      Participante

      Bom dia a todos.

      Bem, meu nome é Gilberto, uso o Endian Firewall, já faz algum tempo, tenho rodando desde a versão 2.3 e hoje já faz um tempinho que estou com a versão 2.5.1 e está rodando legal.

      Meu problema é o seguinte: tenho uma empresa que sou responsável pelo TI, e interligo Matriz e Filial através da OpenVPN do Endian, esta empresa está situada em Maranguape-CE, com sua unidade fabril e o seu setor comercial no bairro do Cocó em Fortaleza.

      Usamos o OpenVPN com sucesso, sendo o seguinte esquema:

      Fazenda Nazaré:

      192.168.2.0/24

      Endian Firewall: 192.168.2.1-> Endian Firewall Comercial Nutrimento: 192.168.3.1

      Comercial Nutrimento: 192.168.3.0/24

      A unidade fabril conecta-se ao comercial através da VPN recebendo o IP 192.168.3.11, no Endian do comercial, e até ai tudo bem.

      Tenho um servidor Voip no comercial Asterisk Snep : 192.168.3.130 que lá do outro lado da VPN tenho 4 Linksys PAP2T que se conectam neste servidor.

      Não consigo de forma nenhuma fazer com que esses ramais se conectem no Asterisk que está atrás do Endian Firewall.

      Li a respeito das portas SIP 5060:5061 UDP, RTP 10000:20000 UDP estarem abertas, e fiz este procedimento bem antes, em mesmo assim não consigo conectar estes ramais. No Firewall do lado onde estão os ramais, criei regras de saida permitindo os Ip´s enviarem seus pedidos de autenticação e criei o redirecionamento de portas para que quando a autenticação viesse do servidor Voip os mesmos recebessem a autenticação, e mesmo assim nada. Agora ocorre o seguinte, no log do firewall do lado dos ramais informa que a regra está permitindo… (Allow), no entanto, mesmo fazendo o mesmo no lado do servidor, recebo um DROP do ip que vem do ramal, no log do firewall do lado do servidor.

      Tenho um notebook, estou fora dessa rede e faço acesso remoto através do OpenVPN for Windows, e conecto normal, e dai tento conectar com o programa Zoiper, usando o IP válido que incluve tem redirecionamento para o servidor Voip, o mesmo não permite, mas quando eu digito nas configurações do Zoiper o ip interno, com a VPN conectada o danado se conecta sem problemas. Sei que é meio enrolado, mas deu pra entender e daria pra dar uma ajuda ao colega?

      Grande abraço a todos.

      Gilberto Mendes,


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #14225
      Eduardo Silva
      Participante

      Os atas estão usando o mesmo gateway que o seu computador usa na vpn remota?

      Verifique se não existe nenhuma regra de firewall bloqueando o acesso entre as vpns. No servidor asterisk, verifique também se não tem nenhuma limitação de ips para as extensões remotas.

      Você também pode usar o tcpdump no seu asterisk e no endian para monitorar as atividades dos ips dos atas.

      []’s

    • #14226
      Gilberto Mendes
      Participante

      Obrigado Eduardo,

      Bem, entre as VPN o firewall está DESATIVADO. No servidor Asterisk, uso a distribuição SNEP da Opens, configuro através de uma interface Web, e está tudo ok.

      Vou iniciar o tcpdump pra analisar e posto aqui novamente. Quanto ao gateway, sim usam o mesmo gateway.

      Grato,

      Gilberto Mendes,

    • #14227
      Gilberto Mendes
      Participante

      Eduardo,

      Você nem imagina o que era… Era simplesmente o IDS proibindo totalmente os pacotes entre as duas redes, como os pedidos eram inumeros dos atas querendo se autenticar no servidor voip, o mesmo identificou como tentativa de invasão. Notei isso porque tentei dar um ping em um print server de uma das extremidades e simplemente até o ping ele informou ser um port sweep… Bem, a coisa toda foi resolvida e vou agora ver como funcionam corretamente as regras dentro do IDS, pois ele já me salvou de um visitante inesperado no meu servidor de Terminal Server.

      Grande abraço,

      Gilberto Mendes,

Visualizando 3 respostas da discussão
  • O tópico ‘Ramais Voip (PAP2T) Não autenticam.’ está fechado para novas respostas.