Rede para visitantes

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2226
      wallaceml
      Participante

      Pessoal, sou novo no Endian, estou precisando criar uma rede Wifi para visitantes aqui na minha empresa, tenho 2 AP configurados, mas, gostaria que um desses ficasse exclusivamente para visitantes, sem a necessidade de configurar proxy no navegador dos usuparios, e o outro com a mesma configuração da minha rede cabeada. isso é: tendo que configurar o proxy no navedador.

      já tentei configurar por By-Pass mas nao tive sucesso.

      Alguem pode me ajudar?


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #12850
      maike_cunha
      Participante

      amigo,

      Pelo que entendi o que vc quer fazer é bem simples e o Endian atende tranquilo, vc vai precisar que seu hardware onde o Endian esta instalado possua no minimo de 3 interfaces de rede, sendo:

      Placa de Rede 1: WAN (rede vermelha)

      Placa de rede 2: LAN (rede verde)

      Placa de rede 3: Wi-fi (rede azul) esta rede será sua rede de visitantes

      Na instalação de rede, selecione que vc quer ter uma rede wifi (Azul) e nos serviços DHCP, configure o gerenciamento e distribuição de IP na rede para as duas redes LAN e Wifi Visitantes.

      O AP que vc vai separar para visitantes deverá ser conectado o cabo de rede na porta LAN do Router na interface Azul do endian.

    • #12851
      wallaceml
      Participante

      BLZ, ja havia estudado esse senário de fazer com uma interface Azul, mas, como tenho DHCP no meu servidor Windows, devo ainda mesmo assim habilitar o DHCP do Endian, tem como direcionar o DHCP do endian p sair somente pela interface azul?, pois se eu habilitar o DHCP do endian e ele sair pela interface verde com certeza terei problemas na minha rede.

    • #12852
      maike_cunha
      Participante

      wallaceml@bol.com.br,

      Então, na rede LAN (verde) você só pode ter um servidor (serviço) fazendo o DHCP na rede, como você disse no seu caso ja existe um Server Windows fazendo esse serviço. Entretanto se me permite uma dica, é recomendável utilizar o DHCP do Endian, pela facilidade de implementação de regras e gerenciamento.

      Mas enfim se quiser continuar com o DHCP da rede LAN (verde) sendo feito pelo Windows server tudo bem.

      No caso da rede Azul você pode habilitar o DHCP do Endian somente para distribuir IPs para os dispositivos que estiverem se conectando a referida rede. Isso não causará conflito algum com DHCP da rede verde (LAN).

      Abraço

      Maike Cunha

      Analista de Suporte

    • #12853
      Renato Barbosa
      Participante

      Olá amigo,

      eu resolvi este problema de uma outra forma, no meu caso a máquina onde o Endian esta instalado só tem duas placas de redes, e eu tbm tenho um servidor windows com o serviço de DHCP habilitado.

      Minha solução foi a seguinte, coloquei um ip fixo no meu AP ex:(10.0.0.45) e habilitei o serviço de DHCP no meu AP fazendo uma outra rede 192.168.0.0/24.

      Nesse caso o meu AP passou a fazer um trabalho de roteador ligando a rede wifi 192.168.0.0/24 com a minha rede verde 10.0.0.0/24.

      No Endian criei um regra liberando a internet para o ip do AP (10.0.0.45) e apliquei os filtros de bloqueios para o referido ip.

      Assim eu controlo todo acesso da rede wifi pelo ip do AP (10.0.0.45)

      Espero ter ajudo.

Visualizando 4 respostas da discussão
  • O tópico ‘Rede para visitantes’ está fechado para novas respostas.