Rotear 2 redes diferentes

Marcado: ,

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #392
      Luiz Fernando Tomaz
      Participante

      Como eu coloco 2 redes diferentes no edian.

      Exemplo.

      Tenho 1 edian ligado no ADSL. com a rede 192.168.0.0/24 tudo funcional.

      Quero colocar outro endian com um ip fixo 192.168.0.1/24. Obs. na mesma rede anterior.

      Porem ele vai ter outra faixa de ip. 192.168.1.0/24

      Ai que tá não consigo faze as redes conversarem.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #5295
      Albaney Baylão
      Participante

      O IP 192.168.0.0 não deve ser usado, ele é reservado e você pode ter problemas se usar uma máquina com este IP.

      Quanto a sua pergunta basta na configuração da rede do endian colocar o segundo IP. Uma mesma interface pode ter vários IPs em redes diferentes sem problemas.

    • #5296
      rosana
      Participante

      O quê vc quiz dizer com ele vai ter outra faixa de ip? Ele vai comunicar-se com a rede 192.168.1.0? Se for esse o caso vc terá que instalar duas placas de rede. Uma p/ a comunicação com a rede 192.168.0.0 e outra p/ a comunicação com a rede 192.168.1.0 e fazer os roteamentos necessários p/ que haja comunicação. Como nosso colega Albaney mencionou o ip 192.168.0.0 p/ um micro não é possível pois ele representa a rede inteira e qualquer msg p/ esse ip é uma msg de broadcast p/ a rede inteira. Não sei sobre colocar os dois ips na mesma placa, então estou dando uma segunda opção.

    • #5297
      Albaney Baylão
      Participante

      Não é preciso ter duas placas para ter dois ips na mesma máquina.

      Na tela 3/8 da configuração de rede há um campo “Add additional addresses (one IP/Netmask or IP/CIDR per line) :” onde endereços alternativos de IP podem ser adicionados a uma placa de rede.

    • #5298
      Luiz Fernando Tomaz
      Participante

      Eduardo, se possivel, gostaria que me esclarecesse uma duvida.

      Como voce disse, System access?

      Esta regra é para o que chega no firewall, sim.

      Então se eu quero uma regra de terminal server, tudo que chga no meu firewall nesta porta, eu encaminho para um micro de rede interna nesta porta correto.

      Minha pergunta, quando eu habilito o redirecionamento, eu não preciso liberar esta porta nno system access? porque eu n estou chegando no firewall, somente passando por ele? é isto?

      Incoming routed traffic

      O que seria esta aba? Quando que eu uso.

      Desde já agradeco.

    • #5299
      Eduardo Silva
      Participante
    • #5300
      silvaneto75
      Participante

      Albaney tudo bem? preciso de uma ajuda. Tenho um cenário parecido com este mas na verdade tenho 2 redes diferentes com roteadores diferentes e links diferentes um de 10MB e outro de 20 MB, uma rede usando Endian e outra com o roteador 3com. Na rede que uso o endian é um servidor dell com 4 placas de rede, entao eu gostaria de fazer as 2 redes sairem pelo endian, pelo link de 20mb e deixar o link de 10mb como contigencia. pensei no seguinte:

      etho Lan1 – 192.168.0.0/24

      eth1 Wan1 – xx.xx.xx.xx (10mb)

      eth2 Lan2 – 192.168.1.0/24

      eth3 Wan2 – xx.xx.xx.xx (20MB)

      nao preciso que uma rede enxergue a outra, apenas que as duas saiam(internet) pelo link de 20mb.

      obrigado por enquanto.

      Neto

Visualizando 6 respostas da discussão
  • O tópico ‘Rotear 2 redes diferentes’ está fechado para novas respostas.