Servidor de e-mail

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2715
      Bonini
      Participante

      Bom dia ,hoje aqui na empresa eu utilizo os serviços da task para hospedagem do nosso site + e-mail´s.

      Muitos usuários reclamam que demora muito p/ baixar e enviar e-mail´s ,é possível eu instalar algum servidor de e-mail local , assim além de “enganar” os usuários eu teria um controle maior do que está sendo enviado / recebido ?


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #14239
      Eduardo Silva
      Participante

      Olá Bonini,

      Quantos usuários/contas de email você tem aproximadamente na sua rede local?

      []’s

    • #14240
      Bonini
      Participante

      60 usuários

    • #14241
      Dennye Garcia
      Participante

      Bom dia Bonini, o serviço de e-mail é uma das coisas mais críticas em uma organização. Se você não tiver garantia de uptime 99%/ano dentro da sua estrutura de TI, não compensa, pq sem e-mail a empresa para mesmo é pode trazer prejuizos sérios. Um bom serviço de e-mail requer um investimento tanto na sua infra como na nuvem, pense nisso e veja qual dos casosé melhor pra sua empresa.

      Mas se quizer se arriscar, vc terá que ter em bom servidor com redundância de discos, fontes e rede, 2 servidores dns, que pode ser instalado junto e ips externos fixos, pois vc tem que ter dns reverso, mx e spf pra não ficar caindo em blaclists. Daí é só fazer o nat no Endian.

      Quanto a auditoria é fácil de fazer por qualquer provedor.

    • #14242
      Bonini
      Participante

      Na verdade a minha idéia era continuar utilizando o serviço que uso hoje ,mas eu teria um servidor interno ,esse servidor baixaria os e-mail´se distribuiria na minha rede .

    • #14243
      Eduardo Silva
      Participante

      Bonini,

      Não acredito que o vá ser positivo usar um “proxy” ou um intermediário para baixar as mensagens do seu servidor remoto.

      Até o envio pode ser configurado através de um relay local, desta forma quando o utilizador clicar em “send” a mensagem vai logo mesmo que tenha um anexo grande. Entretanto fazer isso para o recebimento com certeza vai introduzir uma complexidade maior ou novos problemas (além de ficar meio fora dos padrões).

      Na minha opinião, pela quantidade de usuários que você tem, acho que justifica ter um servidor interno de emails dependendo da sua infra-estrutura e capacidade técnica.

      Claro que você deve estudar este assunto com calma, apesar de um servidor local trazer uma complexidade técnica maior, acredito que os ganhos pesam bastante.

      []’s

    • #14244
      Bonini
      Participante

      ok

Visualizando 6 respostas da discussão
  • O tópico ‘Servidor de e-mail’ está fechado para novas respostas.