Tentativa de acesso usuario root

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Tentativa de acesso usuario root

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #20324
      Anderson Carvalho
      Participante

      Boa tarde Pessoal,

      Talvez minha dúvida seja meio boba, mas, há alguns dias configurei o endian para enviar emails pra mim, e nesses emails tem vários que diz que foi tentado acessar o servidor via SSH com o usuario root e com a senha errada, bom, bloqueei o ip que estava tentando acesso nas regras do sistema do endian, resolveu para aquele IP. O problema que todos os dias tem várias tentativas de outros IPs e eu sigo bloqueando eles, a lista já deve ter uns 30 IPs.
      Minha dúvida é a seguinte alguém já passou por isso? O único meio é bloqueando os ips que tentam este acesso? Já desabilitei o Acesso SSH na aba sistema.

      grato.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #20326
      Eduardo Silva
      Participante

      Anderson,

      Se você desativou o ssh, não deveria estar vendo essas mensagens. Verifique novamente se o serviço está realmente desativado e tente fazer um ssh para o endian.

      O ideal é só liberar acesso remoto ao endian (Firewall / System access ) através da vpn. (fechando tudo para fora)

      Você também pode desativar acesso ssh com senha (usando apenas chave), esta forma é muito mais segura.

      Trocar a porta também vai reduzir consideravelmente os bots, mas não adiciona muita segurança na prática.

      • Esta resposta foi modificada 8 anos, 9 meses atrás por Eduardo Silva.
    • #20342
      Anderson Carvalho
      Participante

      Muito Obrigado Eduardo.
      Não havia pensado nisso, por isso sempre é bom trocar idéias. hehe

      Na verdade parei de receber os emails, acabou as tentativas.

      Muito obrigado pela ajuda.

      Abraço

Visualizando 2 respostas da discussão
  • O tópico ‘Tentativa de acesso usuario root’ está fechado para novas respostas.