VLAN

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #257
      Arnaldo
      Participante

      Prezados, qual o conceito de VLAN ? Quais os casos que podemos aplicar ( beneficio ) ?

      Abraços,


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #4474
      Albaney Baylão
      Participante

      VLAN é uma lan virtual. Numa LAN Comum (ou flat) você tem todos os computadores se vendo mutuamente (mesmo que você não consiga vê-los no windows ou em qualquer outro sistema) pois o broadcasts ethernet vão para todas as máquinas.

      Agora imagine o meu caso, que trabalho em uma escola, onde além dos computadores institucionais da administração, temos os laptops de alunos e professores e os computadores dos laboratórios. Eu preciso, por razões de segurança, isolar o tráfego de um tipo de computador para outro, mas eu não tenho como fazer isso fisicamente pois cada ponto de rede pode uma hora ser de um tipo, outra hora ser de outro tipo.

      Para isso servem as VLANS. Com o uso de VLANS o tráfego de uma VLAN não esparrama para a outra VLAN e assim um computador não sabe da existência do outro.

      Em uma situação mais comum do que a minha você pode usar VLANS para isolar o tráfego da sua rede sem fio (mais insegura) da sua rede cabeada. Ou separar o tráfego dos laptops de visitantes dos laptops da empresa.

    • #4475
      Arnaldo
      Participante

      Legal, vou dar uma estudade nisso … abraços.

    • #4476
      Jeferson
      Participante

      Boa tarde,

      No caso de criar uma VLan,o que eu preciso? somente uma placa para a rede verde? O

      Minha configuração hoje é a seguinte

      2 interfaces Vermelha;

      1 interface Verde;

      Outra questão seria a seguinte, tenho como habilitar um DHCP por Vlan? porque aí seria como o descrito pelo Albany, separar os visitantes da minha rede, sem ter uma interface azul por exemplo para limitar o acesso a interface verde.

    • #4477
      Jeferson
      Participante

      Alguem poderia passar o passo a passo para usar vLan no Endian e os requisios?

    • #4478
      thiagomespb
      Participante

      Amigo,

      Para usar VLAN.. é necessário antes de tudo.. que o Switch que você usa na empresa tiver suporte a VLAN ( IEEE 802.1Q.) sem isso pouco adianta para o Endian .

      Lembrando se o endian tiver conectador em um switch que não tenha suporte.. não vai funcionar, mesmo que a outra rede tenha VLAN.

    • #4479
      kblocat
      Participante

      Ok, mas alguém tem o passo-a-passo for dummies como eu ? Obrigado.

Visualizando 6 respostas da discussão
  • O tópico ‘VLAN’ está fechado para novas respostas.