Tenho o Endian 2.5.1 instalado em um HD IDE quero "clonar" para um HD sata, como devo faze

Home Comunidade Brasileira Endian Firewall Endian Firewall Instalação Tenho o Endian 2.5.1 instalado em um HD IDE quero "clonar" para um HD sata, como devo faze

Marcado: , , , , ,

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2768
      nilomelhoranca
      Participante

      E dai pessoal.

      Tenho o Endian 2.5.1 instalado num HD IDE e quero remover esta HD IDE e colocar um SATA mno lugar, mas quero copiar a instalação do IDE pro SATA, quero “clonar” ele, tentei usar Ghost na opção “DISK to DISK” , ele copia mas quando vai bootar começa a carregar e dá kernel panic no momento que vai montar as partições.

      Se uso GHOST de um HD IDE pra outro HD IDE funciona perfeito, mas se uso de Origem IDE pra destino SATA não funciona direito.

      Já tentei usar o Clonezilla e G4L, mas nenhum funcionou como eu queria.

      Tem algum aplicativo que faça isso pra mim de forma simples? ( Clonar os dados de um IDE pra um SATA e arrumar as partições no SATA q funcione corretamente [ já deixe pronto pra usar… ] )

      Agradeço desde já a ajuda.

      Falows.


      Wireguard_webadmin

      Sistema gratuito (Open Source) para gestão de VPN's WireGuard com uma Web interface intuitiva e fácil de usar.

      Principais funcionalidades:

      - Sistema de Firewall completo e flexível.
      - Encaminhamento de portas
      - Suporte a multi usuário com níveis diferentes de acesso
      - Múltiplas instâncias do Wireguard
      - Crypto key routing para configuração de VPN site-to-site

      O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    • #14368
      nilomelhoranca
      Participante

      Alguem sabe como fazer?

      Agradeço desde já a ajuda.

    • #14369
      juniorcba
      Participante

      Olha, acho que o mais certo é vc fazer um backup e salvar os arquivos que vc customizou tipo mensagem de erro em portugues e reinstalar o firewall e voltar o backup.

      nunca fiz esse procedimento, mais sei que quando vc mudar o disco de ide para sata o tipo da controladora tmb vai mudar de hda para sda e assim o sistema nao deve dar boot.

      faz assim, gera um bkp. desliga o disco ide e liga o sata, faz a instalação no sata e volta o bkp e testa pra ver se vai funcionar tudo.

      valeu!

    • #14370
      Bruce_Sil85
      Participante

      Faz o seguinte, se vc for usar o mesmo computador, Baixa uma iso do Hiren’s boot, e grava com o nero em um CD, após isso vc coloca os 2 HDs plugados na maquina, e boota o CD, vai em Dos Boot.

      La vc vai ter varias opções.

      Escolha a opção Ferramentas de Back up/Norton Ghost/Ghost normal

      assim que abrir vc vai Partition/to Partition

      Primeiro opção vc escolhe o HD no qual o sistema esta instalado, depois aonde vc vai copiar, escolha a opção High, e manda ver, o ghost fará um clone perfeito de um HD por outro, se tiver alguma duvida poste aqui que crio um tutorial de como deve ser feito.

      vc tera os 2 hds com o sistema identico, e ainda por cima se o firewall/proxy estiver completamente configurado, vc tera um HD de back up caso haja algum dano no que estiver usando, mas sempre mantenha um arquivo de back up das configurações do endian em seu computador, hd externo ou pen drive, para eventuais alterações que vc não queira refazer caso tenha algum problema, mesmo no dano fisico do HD, ou até em configurações que nao deram certo, que pode ocorrer, e te deixar sem acesso ao endian, faça back up de tudo o que vc fizer assim que funcionar.

      Boa sorte com sua migração de HD’s.

    • #14371
      Bruce_Sil85
      Participante

      Segue Tutorial do Ghost.

      http://imageshack.us/gal.php?id=r5Pcy9rm2s3fkt_T0qI

      Siga a ordem das imagens que vc será feliz.

      😀

    • #14372
      nilomelhoranca
      Participante

      Fiz pelo Ghost usando DISK to DISK e não funcionou, ele começa a bootar e da erro montando a partição.

      Não tem nenhum software que faça isso de forma direta, ou seja, que eu possa quando eu quiser fazer uma copia direta duplicando os HDs e que funcione o boot etc? ( Parece uma coisa basica, se fosse windows seria facil, funcionaria perfeito… ).

    • #14373
      Bruce_Sil85
      Participante

      Usa partition to Partition, pq o Disk to Disk vc necessita ter 2 HDs iguai, e Partition nao precisa! Faz que nem nas imagens do link ali que funciona.

      Ou então vai partition to image para um pendrive, depois usa o ghost partition from image do pendrive! não tem erro, o ghosto dificilmente da problema nessas duas formas.

    • #14374
      Eduardo Silva
      Participante

      Nilo,

      Eu normalmente uso o “dd” para clonar discos.

      De qualquer forma, aparentemente o problema não está no processo de clonagem. Talvez seja necessário editar o fstab.

      Através do ssh, digite: # cat /etc/fstab e coloque o resultado aqui.

      Aproveite também para tirar uma “foto” com o texto legível quando aparece a mensagem de Kernel Panic no disco novo. Pode hospeda-la no imageshack.

      []’s

    • #14375
      nilomelhoranca
      Participante

      Foi mais “fácil” instalar o endian e usar o arquivo de configuracao, por clone não teve jeito mesmo usando Ghost, patimage e G4L e G4u.

      Usando pela config é facil, faz a instalacao e coloca o arquivo config do original q funcionou normalmente. ( Se for na mesma maquina ).

      Valew pela a ajuda de todos.

Visualizando 8 respostas da discussão
  • O tópico ‘Tenho o Endian 2.5.1 instalado em um HD IDE quero "clonar" para um HD sata, como devo faze’ está fechado para novas respostas.