informaticaTG

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  • em resposta a: Aumentar taxa de download #20895
    informaticaTG
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    então : 15 Mbits são MEGABITS

    se fosse converter em Megabytes (que é o que você recebe EFETIVAMENTE) sua conexão na realidade atinge o máximo de 1.92 MBytes , ou seja, a sua taxa de download está correta .

    Jamais espere baixar na velocidade máxima de 15 MB , pois para isso você teria que ter uma conexão contratada com seu provedor de aproximadamente 120 Mb (bits), entende ? (120 / 8 = 15)

    um exemplo : aqui no escritório temos conexão de 25 Mb , o que me da uma velocidade (taxa) de download de no máximo 3,2 MB (Byte) entende …

    isso é perfeitamente normal, sua conexão está na velocidade correta, tanto que o speedtest lhe mostrou a velocidade real !

    Os medidores de velocidade mostram a taxa em bits tal como o provedor lhe oferece, do contrário, todos ligariam para os provedores de internet reclamando que a velocidade da conexão não é a que contrataram etc…

    Na realidade, convencionou-se isso entre os provedores para fazer “o povo de bobo” E FAZER VOCÊ ACREDITAR QUE SUA CONEXÃO É ÓTIMA, DE ALTISSIMA VELOCIDADE” , quando na verdade não é . o que voce recebe de fato sempre é o valor da sua conexão contratada, dividido por 8, para ter a taxa real dela ….

    portanto, lembre-se disso : sempre que você quiser saber a velocidade efetiva de uma conexão , divida o valor oferecido por 8 e voce terá o resultado real da velocidade que receberá em condições normais de velocidade !

    No seu cenário, sua conexão está Ok. a velocidade contratada foi 15 MEGABITS, e voce recebe 1.92 MEGABYTES POR SEGUNDO. em termos, se você pretende baixar uma música de 5 MB , você consegue isso em menos de 3 segundos em condições de transfer~encia máxima (hipotética, pois a maioria dos sites nunca oferecem a velocidade máxima.)

    caso queira realmente baixar algo de teste em velocidade máxima, use o Utorrent ou aceleradores de download !

    Espero ter explicado bem !

    • Esta resposta foi modificada 8 anos, 1 mês atrás por informaticaTG.

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    O projeto é Open Source, fácil de instalar e está disponível em wireguard_webadmin

    em resposta a: Aumentar taxa de download #20892
    informaticaTG
    Participante

    Cara , você pode estar se confundindo em uma coisa ;

    velocidade de internet oferecida pelos provedores geralmente é em MegaBits/s e não em megaBytes/s e isso faz total diferença :

    ex : para saber isso divida sua velocidade total por 8 , veja exemplo :

    Velocidade Contratada : 15Mb (bit)

    1MB = 1024KB , logo 15MB = 1024 x 15 = 15.360 KB (Byte)

    para encontrar a Taxa de download , divida o valor por 8, pois a velocidade oferecida é em Bits e nãp bytes , então : 15360 / 8 = 1.920 Kb (bit) , ou seja, quase 2 Mb já que 1 MB = 1024 KB

    Logo, sua velocidade estaria certa !

    certifique melhor isso ai !

    em resposta a: Problemas com capacidade (LOGS) #20548
    informaticaTG
    Participante

    Bom ..como não entendo de nenhum comando SSH destes, aconselho você a ir na aba : Logs do endiam e lá, marcas “Manter sumários de log por X dias (aqui está 50) e nível de detalhe (FRACA).

    Porém, em meu squid (SARG) os logs ficam armazenados por um ano… só que não sei onde está configurado isso …

    em resposta a: Erro ao fazer backup via web console #20547
    informaticaTG
    Participante

    Também tenho este problema aqui no meu endiam 2.4.1.

    A solução que encontrei foi desmarcar os LOGS ao fazer um backup manual do Endiam via web console…. provavelmente os LOGS ocupam muito espaço e travam o endiam …

    Tente fazer isso, afinal, acredito que as configurações são muito mais importantes em um backup do Endiam do que os LOGS

    em resposta a: Trafego de saída muito alto causando lentidão #20386
    informaticaTG
    Participante

    Eu já tive um problema similar, meu tráfego de saída ficava (uploads) ficava xtremamente elevado…

    Fui orientado a ver se nao tinha ninguém usando torrent e afins, mas não tinha ….

    demorei meses a descobrir isso , utilizando o NTOP do proprio Endiam e pude verificar que a “maquina” que estava fazendo upload e deixando tudo lento na verdade era o IP do meu DVR ( Câmeras) , …fui até ele e vi que nas config de rede dele, o Gateway estava igual o DNS etc ..com isso ele estava entendendo o tráfego interno (uso da camera no browser das maquinas da empresa, internamente ) como se fosse o tráfego externo ..com isso tudo ficava lento. resolvi isso corrigindo as configurações do DVR.

    Então te sugiro fazer isso, usar o NTOP pra tentar ver qual a origem que está usando muito tráfego de rede. e tentar corrigir ….

    em resposta a: Consumo de Uploads elevado sozinho #19839
    informaticaTG
    Participante

    Bom dia.

    Como não obtive resposta, tentei analisar sozinho o ntop para obter as informações que precisava.

    Percebi que, o que tem provodado este envio absurdo de informações no endiam é o DVR das câmeras … do nada, de madrugada, ele começa a enviar dados e chegou a enviar 53,7 GB apenas nesta madrugada.

    Pelo menos já sei de onde parte o problema, só não sei ainda como solucionar, mas já posso interferir neste equipamento e configurar, ou tirá-lo da internet nestes casos extremos ….

    Alguém ja teve problema semelhante com algum DVR enviando (Upload) dados desta forma, sem motivo , e em grande volume ?

    em resposta a: Consumo de Uploads elevado sozinho #19837
    informaticaTG
    Participante

    Se alguem puder me ajudar, por gentileza, informe qual a melhor forma para acessar o ntop e ver o “tráfego de saída (uploads)” com informações que ajudem a localizar a origem desta saída (IP da estação por exemplo …), pois se eu obter esta informação no momento em que estiver ocorrendo a anomalia em saída de dados, poderei talvez achar a origem deste meu problema sem solução até o momento…

    em resposta a: Consumo de Uploads elevado sozinho #19836
    informaticaTG
    Participante

    Então :

    fiz este procedimento que está em um tópico :

    spartac0s

    Crie uma regra no firewall nas politicas de acesso ao sistema permitindo o acesso a porta 3001 (tcp) do Ntop.

    Para isso vá em:

    1) Firewall > Acesso ao sistema

    a) clique em adicionar uma nova regra ao sistema

    b) Endereço de Origem: pode deixar em branco (ou infomar endereço(s) de origem)

    c) Interface de Origem: pode deixar QUALQUER (ou selecionar as zona(s) de origem)

    d) Serviço: não altere

    e) Protocolo: TCP

    f) Porta de Destino: 3001

    g) Ação: PERMITIR COM IPS

    h) Observações: insira um comentário

    i) Posição: pode deixar em ultima

    j) Habilitado: SIM

    Qualquer duvida estamos aí.

    Abraço

    Maike Cunha

    Analista de Suporte

    —–

    Mesmo assim, o problema permaneceu … então, tentei acessar o ntop a partir de outro navegador, o internet Explorer e acessou …

    Agora, precisava da ajuda de vocês pois analizei o NTOP, mas não consegui compreender muito bem o mesmo para poder verificar que estação de trabalho ou o que que está causando este subito e repentino envio de uploads gigantesco …

    Gostaria de usar o Ntop justamente para isto, quando o problema ocorrer, eu conseguir acessar o serviço e localizar de onde está vindo um tráfego tão intenso de uploads .

    Meu cenário atual não ajuda muito pois é configurado da seguinte forma :

    Proxy transparente , sem integração com o AD. Máquinas apenas tem seu endereço IP 192.168.0.xxx fixado para auxiliar no uso do squid para saber os sites que os usuários acessam.

    O meu problema é muito estranho pois começa a ocorrer do nada um tráfego gigantesco de upload constante que não decai por nada, ficando praticamente fixo , então, eu desconecto a internet desativando e reativando as interfaces de rede e o problema se resolve até que ocorra novamente dentro de 1 ou 2 dias geralmente.

    Precisava saber o que está ocasionando isto pois nem os provedores sabem como está ocorrendo tal tráfego

    em resposta a: Consumo de Uploads elevado sozinho #19835
    informaticaTG
    Participante

    Pesquisando aqui, vi um tópico onde ensina a ativar o traffic monitoring (ntop) e acessá-lo :

    Pois bem, fui na página, verifiquei que o “monitoramento de tráfego” já está habilitado … mesmo assim, ao clicar para acessar a interface dele (ntop), simplesmente não abre a página :

    aparece esta mensagem :

    Esta página da web não está disponível

    A página da web em https://192.168.0.1:3001/ pode estar temporariamente indisponível ou pode ter sido movida permanentemente para um novo endereço da web.
    Código de erro: ERR_SSL_FALLBACK_BEYOND_MINIMUM_VERSION

    Tentei liberar a porta 3001 no firewall, pensando que poderia resolver, mas não adiantou …

    ao acessar o endereço : https://192.168.0.1:10443/monit/ntop , o mesmo estava “parado”, mando iniciar o serviço manualmente e mesmo assim, mostra como “running” , mas não consigo acessar a interface.

    Versão do endiam : 2.4.1

    Existe alguma coisa que eu possa fazer para poder acessar este serviço no endiam e verificar o tráfego de rede ?

    em resposta a: Consumo de Uploads elevado sozinho #19766
    informaticaTG
    Participante

    Agradeço a ajuda amigo, mas sou muito leigo nesse assunto, poderia fazer um mini passo a passo de como utilizo ou acesso este ntop para verificar o que está trafegando tanto ? …

    sei que parece estranho, mas veja meu cenário :

    Tudo está Ok, de repente, a velocidade da internet fica extremamente lenta em toda a nossa rede …vou até o endiam e, ao me deparar com os gráficos da dashboard, está tudo em 4.000 Kbps …ou seja, até mais do que meu provedor manda ou libera ….ligo para o provedor e relatam nao ter nenhum problema ocorrendo e que está havendo um tráfego muito elevado na rede, mas eles também não se mostram interessados em saber como que estou fazendo um tráfego de upload muito acima do que tenho contratado ( tenho apenas 4 Mb de upload, mas a velocidade em tráfego segundo o próprio provedor é de 20 MB ! , mas não fazem nada ) ….

    Subitamente , ninguem está trafegando nada, mas ele continua ….. então, se desativo este provedor na dashboard, tudo volta ao normal com o segundo provedor conectado, sem problemas de tráfego … tudo Ok.

    Então, mando reativar a conexão do provedor 1 novamente e , volta o problema de tráfego intenso ….

    se aguardo algumas horas ou 1 dia e mando reconectar o provedor 1, tudo fica Ok novamente, até que o problema retorne ….. como explicar uma situação tão estranha como esta ? Como que o endiam consegue registrar e , de acordo com o provedor, realmente ocorre um tráfego gigantesco de upload, mesmo com as restrições do provedor …. e apenas no provedor 1 quando conectado ? .. sinceramente, não vejo explicação lógica para este problema…estamos ate pensando em comprar um novo hardware para instalar o endiam …

    em resposta a: Proxy HTTP OFF #19728
    informaticaTG
    Participante

    estranho isso. eu nao sei como habilitar pelo acesso direto no firewall, precisa de códigos de comando os quais eu desconheço …

    Amigo, como você fez paera criar um topico neste forum ? eu ja tentei e nao acho o botao na pagina inicial para criar novo topico …preciso criar um e nao sei como

    em resposta a: Proxy HTTP OFF #19725
    informaticaTG
    Participante

    a prpósito, onde eu acho o botão para criar um novo tópico neste forum ? já procurei tudo na pagina inicial e nao acho, só consigo responder em tópicos, criar um novo eu nao consigo …

    em resposta a: Proxy HTTP OFF #19724
    informaticaTG
    Participante

    vai na aba de proxy …deve estar desabilitado, neste caso, basta clicar no botão “chave (em barra)” para ativ-alo

    informaticaTG
    Participante

    Atentar ao fato que : a versão kaspersky endpoint que utilizamos é a 8 , e apenas nestas estações apresentou este problema. nas estações com versão inferior (6) este erro não ocorreu …

    Alem disso, verifique se é o firewall o motivo do problema, siomplesmente conecte a internet na estação por fora do firewal com discador ou um roteador e faça o teste. se o problem,a não ocorrer, aí pode ser um problema do endiam na sua empresa e não saberia o que indicar a não ser “adicionar o site ou dominio a lista de permitidos” …

    informaticaTG
    Participante

    Cara , aqui na empresa não era nenhum problema do firewall em sí, mas só depois que fomos descobrir isto.

    Primeiramente eu ativei o TLS 1.2 no internet explorer nas configurações avançadas, daí a página passou a abrir.

    Porem, mesmo assim, ao tentar por exemplo adicionar ou logar uma conta do hotmail pelo “Windows Live mail” aparecia um erro ao sincronizar e não resolvia nada … por fim, após umas duas semanas de testes e tentativas, descobri que o antivirus que utilizamos nas estações “Kaspersky Endpoint Security” era o responsável por este problema .

    o que fiz ? : desabilitei o antivirus e fiz um teste. tudo funcionou normal.

    Mas não podia deixar o antivirus desabilitado, entaão fui habilitando os módulos 1 a 1 e descobri que o módulo de “Controle da WEB” era o responsável por este problema, portanto desabilitei o mesmo, já que nem sequer utilizamos controle da Web por meio deste antivirus e assim o problema foi resolvido.

    Verifiquem o antivirus ou reiniciem o firewall

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